3 de maio de 2016

Ninguém me falou destas coisas?!

Há seis meses que estou a trabalhar. Conseguem acreditar? Seis meses! E ainda que tenha tido altos e baixos, estou a gostar muito. Mas há toda uma panóplia de coisas que aprendi, para as quais ninguém me preparou.

(A vista do 8º andar do edifício onde trabalho. Não é um mau sítio para se estar).

Há algumas coisas sobre as quais ninguém me falou antes de entrar no mundo do trabalho. Pelo menos pela minha experiência, especialmente durante a faculdade, o pouco de que nos falavam sobre o mercado trabalho é que é difícil entrar. É isso, é difícil entrar e se por acaso saíres, ainda mais difícil é entrar outra vez. Mas há outras coisas tão (ou mais) importantes sobre as quais não nos avisam:

- Marcar as férias.

Eu sei, a maioria de vocês está a pensar: A sério? O teu maior problema no trabalho é marcar as férias? Não, mas a sério, ninguém me avisou do quão difícil é marcar férias. Desde a primeira classe, até ao último ano de licenciatura que as minhas férias eram garantidas. Eram naquela altura, durante aquele período de tempo e pronto. Não tinha de pensar em nada, alguém decidiu as minhas férias durante a maioria da minha vida - até agora! Dei por mim com 22 dias úteis de férias e com imensos factores a pesar na decisão. Marco tudo junto ou uma semana aqui e ali? Devia aproveitar os feriados. Porra, será que quero férias no Natal/Passagem de Ano? Em Agosto não está cá ninguém. "Pai, quando é vais tirar férias?". E os festivais? Queria imenso ir a Paredes de Coura, mas logo aí vão uns 8 dias de férias e nem sequer tenho companhia. Porra, já passou um mês e ainda não marquei as férias. "Amigos, quando é que acabam os vossos exames?". Do que é que me vale estar de férias, se não tenho ninguém com quem passar o tempo? Para isso mais vale estar a trabalhar - wow, wow, wow, já estás a ficar stressada com isto. É melhor tirares uns dias.

- Mandar e-mails com CC's, BCC's, Reply to Address... What?

As minhas primeiras perguntas: Mas o que raio são estas funcionalidades todas e como é que eu nunca as tinha usado? É que eu sou uma pessoas das intranets, sei lá, eu sei estas coisas. No entanto, acho que nunca tinha enviado um e-mail com CC antes de começar a trabalhar e foi toda uma nova área do correio electrónico que entrou na minha vida. Cenário que aconteceu: "Mandas isso com CC para mim?" "Sim, sim..." * Vai ao Google pesquisar * Acho que isto acontece porque antes de começar a trabalhar enviava e-mails com apontamentos para cadeiras ou com fotos em pasta zip do último jantar. Agora que envio e-mails a marcar reuniões e tal, levo a coisa um bocadinho mais a sério. E é óptimo!

- Fazes amigos no trabalho e é possível os teus chefes serem uns fixes.

A relação que se tem com o chefe era uma coisa que me intrigava bastante, antes de começar a trabalhar. Será que posso falar à vontade? Será que vai haver uma postura altiva? Será que vai ser uma daquelas situações em que uma pessoa quase que treme só de ouvir os passos? Não sei porque raio, mas era um bocadinho esta a imagem que tinha da relação empregado-empregador. Nada disso! Mesmo. O meu chefe é um porreiro, tem-me ensinado bastante e nem por um segundo me tratou de outra forma que não de igual para igual. Gosto muito. Também fiz bons amigos no trabalho. Não é que isto tenha sido uma preocupação imensa para mim, não tenho dificuldade em socializar com pessoas e não estava à espera de ficar excluída da vida no escritório. Mas! Também não estava à espera de fazer amigos, amigos. Talvez aí tenha tido sorte, mas ter um colega fixe que nos atura as neuras no escritório... É fixe. Deixa-me contente.  (Atentem a foto random que acabou por ficar fixe do colega)

- Trabalhas 8 horas, mas o dia tem 24; mais do que nunca, é bom usá-las. 

Eu não sou uma pessoa que goste de estar muito tempo em casa, acho que nunca gostei muito e cada vez gosto menos. Não sou muito caseira, sou mais cafézeira. Os meus pais podem confirmar o tempo que passo com os meus amigos sentada à mesa do café, mas a verdade é que nunca dei tanto valor ao meu tempo de café como desde que comecei a trabalhar. Sempre que eu posso, ou sempre que os meus amigos podem, vou beber um café à noite depois do jantar e é mesmo importante. Para mim a vida de casa-trabalho, trabalho-casa, não funciona. Gosto de falar sobre o meu dia, refilar sobre o meu dia ou celebrar o meu dia. Ainda que isso signifique ir ao nosso café de sempre, para beber (como sempre) um café ou uma imperial. Para além de que daqui a uns anos, por força de horários, constituição de famílias e etc, não vamos poder ter este luxo de ir tomar café a meio da semana, mais vale aproveitarmos, right?

- E, por fim, o mais importante: trabalhar tem sido muito, muito fixe.

Claro que há coisas boas e coisas más, claro que há semanas muito rotineiras e pouco entusiasmantes, mas, na sua maioria, trabalhar é óptimo. Quase independentemente daquilo que estás a fazer, há algo de extremamente validante em trabalhar. É acordar com um objectivo e saber que tens uma real responsabilidade para cumprir. Saber que há projectos, coisas sérias, que dependem de ti e do teu trabalho é um sentimento que tem tanto de assustador, como de recompensador. Não tenho saudades nenhumas de estudar, não tenho saudades da faculdade e não tenho, de todo, saudades de ouvir as pessoas dizer que temos de aproveitar enquanto estamos a estudar porque a faculdade é que é boa. Comigo não tem sido assim, pelo menos. Sinto-me muito mais útil e produtiva a trabalhar, do que alguma vez me senti a estudar. Talvez seja porque só estou a trabalhar há seis meses e ainda é tudo relativamente novo. Não sei, mas trabahar tem sido óptimo. Mesmo quando os dias são maus, mesmo quando as coisas não correm bem, mesmo quando temos de engolir sapos.

(Também há umas escadas de incêndio que eu adoro e muitos prédio diferentes. É bonito)

É óptimo ver postas em prática todas as pestanas que queimei durante os estudos, sobretudo durante a licenciatura. De todas as vezes que perguntei "mas para quê isto tudo", para perceber que foi para isto. O dia em que me apercebi que trabalhar é bem porreiro e que não é, de todo, o bicho de sete cabeças que me pintaram. 

E é isto. Trabalhar é fixe, mas daqui a um mês estou de férias (sim, pessoal, acabei por aproveitar os feriados).

xx


   

Sem comentários:

Enviar um comentário